O retorno tão esperado chegou.
Publicado em: 18/08/2020Agora é sua vez! As auto escolas estão ai para tornar seus sonhos REALIDADE.
No início da pandemia, vários comércios tiveram suas portas fechadas para que se pudesse manter o distanciamento social que se tornou extremamente necessário devido à alta capacidade de propagação do vírus Covid-19.
Em meios aos comércios fechados, as Auto Escolas da cidade, foram obrigadas a ficarem sem exercer suas atividades desde Março de 2020, mas esta proibição de funcionamento se encerrou no dia 18 de Julho, após um período de 4 meses. Este fechamento prejudicou e muito a situação financeira destas instituições e impediu vários alunos de se habilitarem. O processo de habilitação ficou prejudicado, e pensando nisto o Contran informou em 19 de março, através da Deliberação 185, a determinação do processo de habilitação que alterou seu prazo, prolongando de 12 meses para 18 meses, aumentando em 6 meses todos os processos de habilitação vencidos após o dia 19 de março deste ano. Esta decisão auxilia os alunos na conquista de sua tão sonhada CNH e aumenta ainda mais as chances de possuir um tempo hábil para concluir um processo que gera uma conquista tão esperada. Esta deliberação ajudou não somente os alunos das auto escolas, mas também auxiliou os motoristas que não teriam como atualizar suas habilitações ou mesmo receberem seus certificados de licenciamento chamados CRLV. Na deliberação tais processos teriam suas datas de validade alteradas para período de validade com data indeterminado, não sendo assim exigidos pelos policiais durante uma Blitz de verificação. Lembrando que o processo de Renovação de CNH já está ativo novamente e as clinicas vinculadas ao Detran, estão a pleno vapor, apesar de não ser exigido o CRLV, isso não isenta o pagamento dos impostos referentes ao licenciamento de 2020.
Apesar desta deliberação as auto escolas ainda estavam impedidas de realizar seus atendimentos e durante os últimos 4 meses alguns comércios retornaram as suas atividades, liberando inicialmente as atividades essenciais. Após algumas determinações de reabertura, as auto escolas conseguiram retomar suas atividades fazendo com que os atendimentos fossem reestabelecidos com alguns cuidados necessários. As auto escolas para retomarem suas atividades, precisam garantir uma higienização constante nos veículos após as aulas, com distanciamento mínimo de 2 metros entre os alunos nas aulas teóricas, com as cadeiras higienizadas após a troca de turma, o que exigiu que as aulas desta modalidade, realizassem suas aulas apenas com datas determinadas, de forma agendada com turma de capacidade máxima média de 9 alunos, com uso obrigatório de máscaras e atendimentos com hora marcada, que possam garantir assim a segurança dos clientes e das equipes de instrutores da cidade.
O retorno foi muito aguardando e em fim chegou para tornar novamente os sonhos de infância com carros de brinquedos, quando a gente se sentia o piloto mais experiente, em reais motoristas conscientes de seu papel no trânsito pois, o trabalho da auto escola não é entregar Carteiras de Habilitação com seu nome, e sim atuar na formação dos futuros condutores com real noção de sua formação essencial de ser agente transformador em prol de um trânsito cada vez mais seguro e ainda mais consciente.